A rinomodelação consiste na correção de defeitos estéticos do nariz de forma não cirúrgica, recorrendo geralmente a um gel de preenchimento (filler) de ácido hialurónico.
O ácido hialurónico é uma substância que existe naturalmente no corpo humano (por exemplo, na pele e nas articulações) e que acrescenta volume à região onde é aplicado.
É possível obter o resultado desejado de forma imediata e praticamente indolor, após uma sessão de 15-20 minutos.
A aplicação de ácido hialurónico no nariz pode ainda funcionar como um complemento da rinoplastia, corrigindo pequenas assimetrias que possam ainda estar presentes após a cirurgia. O tratamento poderá ter de ser repetido ao fim de algum tempo (meses ou anos), dependendo do nível de absorção do produto.
![]() |
Duração do tratamento 15-20 minutos |
![]() |
Tempo até ao resultado final imediato |
![]() |
Regresso ao trabalho imediato |
É muito importante referir que a aplicação de fillers no nariz só pode ser utilizada em casos selecionados, uma vez que adiciona volume. Assim, apenas permite um aumento do tamanho do nariz (ou de determinadas regiões do nariz) e não uma redução.
Narizes demasiado grandes não melhoram com uma rinomodelação. Ainda que o nariz em si possa ficar mais proporcional, existirá uma desproporcionalidade do nariz em relação ao resto da face, que perde a sua harmonia.
A rinomodelação está hoje em dia muito difundida devendo, no entanto, ser realizada por um profissional com formação específica em Cirurgia Plástica Facial. Só assim se maximiza o efeito da aplicação e se minimiza o risco de complicações.