Os seios perinasais são cavidades de ar existentes à volta do nariz e que, quando inflamados, desenvolvem uma doença chamada sinusite (ou rinosinusite).
A sinusite afeta um enorme número de pessoas em todo o mundo, tendo um grande impacto na qualidade de vida. É caracterizada por obstrução nasal, aumento de secreções nasais, diminuição do olfato e dores nos seios perinasais/dores de cabeça.
Quando se torna crónica e quando o tratamento com medicamentos não é suficiente, é necessária uma solução cirúrgica: cirurgia endoscópica nasal.
A cirurgia endoscópica nasal é uma cirurgia minimamente invasiva com uma elevada taxa de sucesso no tratamento da sinusite. É realizada totalmente através dos orifícios naturais do nariz, não ficando visível qualquer cicatriz.
O pós-operatório deste tipo de cirurgia é normalmente indolor e a recuperação é rápida.
Quando realizada por alguém com experiência, é uma cirurgia segura e com uma melhoria enorme na qualidade de vida.
![]() |
Duração da cirurgia varia consoante a complexidade do caso |
![]() |
Tempo até ao resultado final 2-4 semanas |
![]() |
Regresso ao trabalho 1-2 semanas (antes, pode trabalhar a partir de casa) |
Sendo o nariz uma estrutura que deve ser sempre avaliada de um modo global, pode haver necessidade de tratar simultaneamente um desvio do septo nasal e/ou reduzir o tamanho dos cornetos (estruturas localizadas na parede das fossas nasais, formadas por osso e mucosa, por vezes aumentadas quando existe rinite).
Uma rinoplastia pode ser realizada no mesmo tempo operatório, associando a melhoria da função do nariz a uma melhoria estética.